CAPYAU 2

TRX 40m - Rx DC - Tx 5W

  Mais um projeto de transceptor para 40m ? Não simplesmente um projeto, mas a reunião de muita coisa que aprendemos com nossas experiências, agora na versão 2 As principais novidades : No receptor O uso de pré-amplificador de RF separado, de um mixer a TA7358 e um controle de ganho para o amplificador de áudio, trazem como resultado um excelente desempenho, melhorando a recepção das estações de DX sem o saturamento do mixer com sinais fortes. Incorporamos uma sintonia-fina ou RIT manual que ajuda muito na recepção - transmissão.   CAPYAU 2 Assim obtivemos um transceptor de ótimas características de trabalho, com um custo muito baixo e fácil de montar. Devido ao grande número de experimentos e medições até chegarmos no resultado final, batizamos com o nome de CAPYAU como homenagem ao querido Miécio PY1ESD (SK), conhecido carinhosamente como Capyau, pois vivia com sua família em um sitio no interior do Estado do Rio de Janeiro, que na revista Antenna-Eletrônica - Popular nos brindava com sua inventivas adaptando coisas do campo na eletrônica. Mostrando que o mundo radioamadoristico pode ter novos horizontes com coisas simples, ajudando nossa libertação do famigerado apertar botões. Como referência de montagem, veja os detalhes do CAPYAU 1.

 

Diagrama de blocos  

  O circuito Receptor

  Transmissor

 

 

Capyau 2 Trx - módulos montados na placa-terra - Ampl. RF. - driver

Capyau 2 Trx - todos os módulos montados na placa-terra

 Detalhe de montagem do módulo do mixer com o TA7358

Apesar de termos utilizado alguns componentes SMD, os componentes convencionais poderão ser montados mantendo-se o tamanho do módulo.

Montagem do mixer (ver detalhes no projeto JABUCA)

1.Cortar a placa nas medidas 15 mm por 36 mm

2. Fazer com uma serra manual dois canais eliminando somente a parte cobreada, deixando 3 faixas com 5mm de largura.

3.Colocar o circuito integrado sobre um dos lados da placa e marcar pontos para serem cortados

 

4. Cortar

5. Marcar e cortar 6 ilhas com 6mm

6. Pré soldar a placa, pré soldar o integrado, soldar o integrado .

7. Soldar o pino 5 a terra com fio nu (sobra de terminais de componentes)

Seguir as instruções do artigo JABUCA, considerando que os pinos 1 e 3 aqui estão desconectados. Testes práticos O TRX CAPYAU 2 foi testado com muitos elogios, fizemos cerca de 20 contatos com ele, obtendo sempre excelentes reportagens, trabalhamos PY7, LU, CX entre outros. A recepção é também excelente, ouvimos sempre com facilidade estações DX, de todo o mundo, em termos de sensibilidade comparamos com um Rx que temos o R1000 e constatamos que tudo que se ouvia no R1000 também ouvíamos no CAPYAU.   A todos que pretenderem montar desejamos boa sorte e caso tiverem qualquer dúvida quer de projeto, montagem ou aquisição de material, estaremos QRV.   73 de PY2OHH Miguel

py2ohhx@yahoo.com.br remova a letra x