CW FREQUENCIMETRO  - FACIL DE MONTAR E USAR


Foto do frequencimetro montado experimentalmente

Ola amigos, hoje vamos montar um frequencimetro muito simples que soa em CW a frequencia lida, pequeno e facil de montar é um instrumento muito util para os colegas bengala branca.

O circuito é baseado no artigo da revista SPRAT "SPRAT COUNTER", do colega FREDY HEUSY, DJ3KK.

Em anexo o artigo do SPRAT COUNTER em PDF

Esquema do frequencimetro

Esquema simples com poucos componentes

Fiz pequenas alterações para testes, uma delas foi a substituição de um dos capacitores de 33pF do oscilador a xtal, por um trimer (como aparece nas fotos, depois retirei), substitui um depois o outro e não obtive alterações nas frequencias lidas, assim a calibração não foi possivel. O erro de leitura no prototipo montado é de -4kHz em 20MHz (-2KHz em 10MHz).
Outra modificação foi a inclusão de um capacitor de 100nF entre o coletor do transistor amplificador de RF e a entrada de sinal do PIC (pino 5), esta modificação corrige um pequeno problema encontrado no prototipo, que alterava a medida da primeira leitura diminuindo 3 a 4 kHz das medidas seguintes.
Outro problema do frequencimetro é o nivel de entrada de RF para leitura que deve ser de 2 a 4Vpp (e é critico), no geradores usados nos testes, tive problemas de leituras a partir de 23Mhz por falta de sinal. Com sinal adequado consegui leituras até 32MHz.

Video do frequencimetro no youtube

Operação :

A operação do frequencimetro exige apenas o aperto do botão de leitura, um aperto ligeiro lê a frequencia em kHz, um aperto prolongado a frequencia lida é a partir de 10Hz.
O setup é feito com o botão leitura / setup apertado ao ligar o frequencimetro e é possivel ajustar a velocidade da leitura em CW, resetar os valores a zero, ajuste do offset caso haja frequencia intermediaria, soma ou subtração dos valores da frequencia do BFO (que pode ser inserida diretamente do BFO ao frequencimetro).

Fotos












Montagem :

O artigo em PDF mostra uma PCB já feita para o frequencimetro, mas por ser simples, qualquer modo pode ser usado, eu montei em uma placa de ilhas isoladas padrão.
O frequencimetro pode ficar proximo do oscilador, mas o botão de leitura e o buzzer podem ficar longe. Aconselho que o botão de leitura fique no painel do radio ou ao facil alcance.
O Buzzer que usei foi retirado de um Modem falecido e pode ser um pequeno, o som produzido não é muito alto mas confortavel, para aumentar o som é possivel colocar um cone improvisado ou usar um auto falante pequeno
O arquivo .HEX para programar o PIC deve ser obtido diretamente com o Fredy DJ3KK no endereço do Email que consta no arquivo .PDF desta pagina.

Qualquer duvida de montagem ou para aquisição de componentes, entre em contado por Email comigo.

73 de py2ohh miguel