PITITICO um pequenino transceptor ( havia um gato no esquema F8DEG quem pegou )
(talvez o menor já feito)
Pitico (portuguese) = chiquito (spanish) = very smal (english)
Pititico
(portuguese) = chiquitito (spanish) =  very very smal (english)

São 11 componentes, contando o fone, um autenico QRPp com um consumo em RX de 1,5mA até 3mA e uma potencia de 700mW. Os números mostram a realidade !

Pititico na caixa ...pequeno no tamanho e grande no funcionamento.

Esquema

Em vermelho a correção do gato (TKS F8DEG )

O pititico é uma idéia muito antiga, que se tornou realidade, quando fizemos o curumim já pensavamos nesta possibilidade.
A idéia deste projeto foi montar um transceptor de AM simples, com o fone dinâmico servindo de fone e de microfone e utilizar para as montagens dos novatos, mas acabou gerando outro interessante projeto.

Descrição do circuito
Em recepção o circuito funciona como um receptor de conversão direta, tendo como oscilador o transistor 2N3904 e no circuito tanque do oscilador os capacitores C1 e C2, o cristal X1 e commenor influencia o capacitor C4 (junto com o sistema de antena) e o retorno de RF por C5 e o fone. Alias sem o fone o circuito pode não oscilar em recepção. O resistor de 4k7 limita a corrente do circuito em 3mA e caso o valor seja de 10k a corrente será de cerca de 1,5mA. No inico montamos este resistor com 2k2 e a correte era de cerca de 5mA, mas ao checar a transmissão no recetor SDR da cidade de Pardinho (a 250km do meu QTH) notamos que o sinal do oscilador em recepção era audivel e visivel (veja a foto) :

Foto: note que o sinal em 7029 tem uma linha tenue (oscilador do RX) e uma linha forte (sinal do TX).

A potencia de entrada do RX com R2=2k2 era de 5*15V =75mW e a dissipação do resistro de 2k2 era de (0,005^2) * 2200 = 55mW então a potencia do pitico em recepção seria de no maximo 75-55=20mW ou menos, mas era muitopois geraria interferencia ou QRM. Com o valor de R2=4k7 eu considero o ideal pois o sinal não aparece no SDR de Pardinho e o fone tem um ruido caracteristico de recepção, com R2=10k o nivel de som do receptor é identico ao com R2=4k7 a corrente é bem menor (1,5mA) mas o som de fundo não aparece e só ouvimos algo quando alguem esta transmitindo nas laterais.

Em transmissão o circuito funciona como um oscilador de baixa potencia, podendo chegar a 1W e correntes de 100mA (lembre-se que o 2N3904 é para 50mA !), o transistor suporta bem em CW esta corrente, mas não mantenha a chave de CW ativada por muito tempo que o transitor queima. Outro problema é operar sem antena ou sem carga fantasma, o transistor queima.
O split ou offset entre receptor e transmissor é feito por uma jogada no capacitor C2 quanto maior o valor dele menor o offset o valor de 82pF gera um offset proximo de 800Hz, o de 68 pF tem um offset de 1kHz aproximadamente.
Para conseguir um otimo rendimento de transmissão é necessario acertar o valor dos capacitores C4 e C2 que determinam o valor da impedancia de antena, o indutor L1 deve ser elegido em função da frequencia e do valor de C2. Mas isto não garante uma boa recepção e um bom offset, assim com os valores que colocamos na lista de material o circuito deve funcionar sem problemas.

Montagem
Montamos o circuito em uma placa plano terra com outra com 2 colunas com 3  ilhas cada de 5x5mm e nestas 6 ilhas montamos o circuito. Nesta sequencia
fone saida - base      - coletor
CW key     - emissor - saida de antena


Montagem : ilhas embaixo a esquerda saida do fone, a direita saida para chave de CW.


Montagem Ilhas da esquerda para direita Chave CW (ainda com resistor R2=2K2) - emissor - antena.


Montagem  ilhas antea e alimentação de cc (Vcc).


Montagem indo para a caixa 40L X 30P x 20H

Funcionamento
Ao chavear o transceptor C5 que esta carregado em RX descarrega no fone produzindo um estalo desagradavel (chequei até pensar em dar o nome de peteleco neste trx). Para um maior conforto em recepção coloquei dois diodos 1N4148 para limitar  a tensão de descarga. Como no circuito abaixo


Figura: pititico com limitador de estalo no fone
...Em vermelho a correção do gato (TKS F8DEG )

Material
Q1 transistor 2N3904 ou outro NPN com 50mA de Ic e mais de 100MHz de Ft - BC547B ou C, BC548B ou C, BC337, 2N2222 e outros
D1 e D2 1N4148
X1 cristal de 40m
L1 4,7µH (4.7µH) este valor pode ser alterado, mas influi no offset  e na performance do TX. O indutor comercial com tamanho de um resistor de 1/4W foi usado.
R1 47k
R2 de 4k7 a 10k ver texto.
C1 100pF ceramico NP0 , styroflex ou mica prateada.
C2 de 68 a 82pF
ceramico NP0 , styroflex ou mica prateada
C4 120 a 150pF
ceramico NP0 , styroflex ou mica prateada
C3 100nF ou 47nF ceramico ou multicamadas.
C5 Eletrolitico de 16V 1µF
Fone de telefone comum, dinâmico.
Diversos placa de circuito impresso, conectores, fiação.


Montagem Pititico na caixa, alimentação de Vcc e antena conectores RCA, CW key e fone conectores P2.


O Pititico em QAP (chave de CW do fabricante - SK - do vespa dourada)


O prototipo era feio mas fiz um QSO com PY2OBT Orlando de Itupeva.

Fizemos alguns QSOs com colegas da lista QRP-BR do Yahoo grupos, e gostariamos de agradecer a eles pela ajuda. Realizamos QSOs com PY2FFZ Paoli, PY2GQT Luiz e com PY2XT Celso.

Caso escutem O CQ de py2ohh em 7029kHz contestem pois estaremos QRPp.

QSO usando o PITITICO no CQWPX do F8DEG

73 de py2ohh miguel