DSB 40W 40m TRANSCEIVER

By PY5BE - Jair

 

Hello guys !

This is the great transceiver used by our friends of South Brazil. They built 18 rigs like that (november 2004).

Because the strong signal , stability and audio quality we talk to Jair, about the circuit, mainly looking for the VXO design and he kindly send us the schematic.

The Circuit is a QRO .... but has lots of good ideas .... The CAG, Smeter / Power meter, 800Hz tone to tuning and the VXO coverage.

If you plann to make the VXO remember to use Styroflex or plate capacitors. The emiter inductor is not critical any good commercial inductor 10ÁH to 1mH may be used. Only the inductor wich is in series with crystal is critical :

Inductor from 30 to 50ÁH adustable with high Q is the better choice.

TRANSCEPTOR de 40W 40m DSB

Projeto de PY5BE Jair, de Cascavel - Paraná

 

Este é um dos projetos famosos que povoam a faixa dos 40m, o Jair PY5BE com outros amigos construíram 18 rádios como este.

Foi devido a qualidade de modulação, o sinal RS, a estabilidade de freqüência e a versatilidade do VXO que levou o PY2XT o Celso a telefonar para o Jair... O Jair passou o esquema via fax e foi muito gentil em autorizar a divulgação do mesmo.

Nosso interesse estava no VXO, apesar que o circuito apresenta muitas idéias excelentes como o CAG, o Smeter/Power meter, o tom de 800Hz para a sintonia.

Montamos o VXO que nos surpreendeu pela estabilidade, caso você queira montar um use capacitores styroflex ou plate para os capacitores do VXO. O indutor de emissor não é critico e pode ser um comercial de boa qualidade com valor entre 10ÁH e 1mH.

O único componente crítico é o indutor que fica em série com o cristal, este deve ser construído em forma com núcleo ajustavel e o seu valor esta entre 30 e 50 ÁH.

Logo divulgaremos nossas experiências com este VXO ! Aguardem ...

 

73 de PY2OHH Miguel