Receptor Regenerativo

Foto : Nosso regenerativo experimental sem o capacitor variável. As camadas devem ficar mais próximas uma da outra e a volta, ou voltas do enrolamento de antena, deve ficar sobre o segundo enrolamento (base do transistor – diodos)

Este receptor é a terceira etapa de montagens de radio, trata-se de um circuito simples e de fácil montagem, próprio para iniciantes.

Os componentes foram escolhidos de tal forma a se aproveitar integralmente a sucata dos telefones de tecla.

Os valores não são críticos podendo ser alterados para cima ou para baixo dentro de 30%.

O consumo é extremamente baixo, cerca de 3mA, e mesmo assim captamos muitas transmissões internacionais e de alguns radioamadores.

A faixa de cobertura foi de 3 a 15MHz e pode ser alterada refazendo a parte da bobina de 16 voltas. Com mais volt as a freqüência cai e com menos voltas a freqüência sobe.

O importante neste circuito é de se manter a relação entre as voltas da bobina. Portanto 2:2:1:4 (4voltas:4voltas:2voltas:16voltas) indo de cima para baixo conforme o esquema e a foto.

Esquema

Layout da placa parte do RX

Placa com 10 x 20 mm ilhas de 5 x 5 mm.

Layout da placa do amplificador de áudio

 


Este circuito simples pode ser montado em uma tarde... colecione os componentes... e mãos a obra...

Monte primeiro o amplificador de áudio, teste colocando o dedo na base do transistor, um ronco tradicional de 60Hz deve ser ouvido nos fones.

Monte o receptor, iniciando pela bobina, o fio não é critico... pode ser de qualquer diâmetro, até fio de telefone (colorido, fino e com capa).

A forma também não é critica ... pode ser um tubo de PVC, um tubo de filme fotográfico...

Problemas, dúvidas escreva para mim py2ohhabcd@yahoo.com.br remova as letras “abcd

E boa sorte !

PY2OHH Miguel