SoftSamba

Vamos aqui divulgar o esquema da versão Tupiniquim do SoftRock40 .... um Rx de 40m conversão direta com a modalidade definida por software (SDR).

Trata-se de um receptor convencional com um detetor chaveado por fase, coisa antiga dos tempos do Tesla, já realizada por muitos ... mas recentemente patenteada nos USA. Daí este esquema (detetor por fase) pode ser copiado e construído livremente contanto que não tenha fins comerciais.

Para atuarmos o detetor é necessário gerar um sinal 90 graus fora de fase, o que não é muito fácil, a solução veio com a divisão de um sinal 4 vezes maior da freqüência central, com este recurso podemos obter as defasagens necessárias ao detetor (um sinótico das formas de onda podem ser vistos no esquema original).

Procuramos alterar os componentes para os tipos mais simples, que são relativamente fáceis de encontrar no mercado nacional.

O oscilador caneca encontramos na Interchip por R$2,80, os 74HC também são encontrados na mesma loja que vende pelo correio. A conta de ferrite não é critica e a bobina trifilar pode ser enrolada em uma forma com núcleo a ar (40 voltas de fio fino trifilar em forma de 5 a 8mm de diâmetro).

Os integrados 74HC74 e o 74HC08 podem ser substituídos pelos do tipo 74ACT.

O amplificador operacional pode ser os da linha LM458, LM1458, TL082 e outros operacionais duplos.

Para quem tem dificuldade de encontrar componentes veja a dicas que o PY2WN o De Marco reuniu neste link.

O software para rodar no PC atualmente é um problema, mas para quem tem um PC acima dos 400MHz pode experimentar este que é o mais amigável de todos o SDRadio.

Este software também funciona com outros rádios de conversão direta, mas não com os mesmos resultados.

Primeiro Passo :

Baixar o software, ligar para ver se não trava e se a placa de som é compatível.

Segundo Passo :

Colecionar os componentes, começando pelos mais difíceis.

Terceiro Passo :

Montar

Quarto Passo

Ligar o Rx a entrada estéreo do microfone... e ir para a galera !

Esquema

Vista geral da montagem

Oscilador, divisores e porta E no centro em baixo saídas de0, 90,180 e 270 graus

Imagem XY indicando um sinal defasado de 90 graus, no osciloscópio, da saída de áudio recebendo o sinal de um VFO ligado próximo.

Vamos continuar os trabalhos nesta área e em breve quem sabe teremos um transceptor...

Um forte abraço a todos

Py2ohh miguel