Dispositivo para confecção de ilhas Manhathan

PY2XT - CELSO

 

" SEMPRE USE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, COMO LUVAS, E ÓCULOS DE SEGURANÇA, JAMAIS CONFIE NA SORTE TENHA SEMPRE A SEGURANÇA COMA PONTO DE PARTIDA NOS SEUS TRABALHOS"

Seqüência do trabalho:

- Furação do bloco (furo passante com o diâmetro de 5 mm ou a seu critério).

- Corte lateral com duas folhas de serra no mesmo arco (+ ou - 3 mm).

- Preparação da broca (esmerilhar as duas pontas)


Bloco de ferro com dimensões aproximadas de 3 x 3 x 3 cm (as medidas não são críticas).

Para o furo do estampo usei uma broca de 5 mm e o furo foi feito a + ou - 4 mm de uma das bordas, pois com o mesmo bloco de ferro vou fazer outros furos com bitolas diferentes "ilhas com diferentes diâmetros, usando o mesmo bloco de ferro".

O grande segredo para o sucesso do estampo, é o FURO, procure uma oficina que tenha uma furadeira de coluna ou de bancada, procure fixar o bloquinho de ferro usando uma morsa ou alicate de pressão e faça o furo com cuidado, transpassando o bloco de ferro totalmente um uma única "passada", com o melhor paralelismo possível.

Para o corte da fenda para a placa cobreada, junte duas lamina de serra no mesmo arco de serra, que dará um corte com espessura de aproximadamente 3 mm, porém não se preocupe se a fenda ficar muito larga, o mais importante é o corte sair com o melhor paralelismo possível, também não é crítico.

Nos meus testes, verifiquei que o ideal, é que a fenda tenha aprox. 8 mm de profundidade, pois achei que as "ilhas" com um diâmetro de 5 mm são de tamanho ideal para montagens, ficando 1,5 mm para cada borda da fita da placa cobreada (5 mm da ilha + 2 x 1,5 mm das bordas). Não é crítico.

O arco de serra que eu tenho tem os pinos de fixação da lamina da serra compridos, o suficiente para as duas laminas, você não terá dificuldades em encontrar um arco emprestado, he he he he.

Seu estampo já está quase pronto, como elemento vazante, "punção" utilizei a própria broca, para isto, com o auxílio de um esmeril, passe a ponta do lado retificado da broca ( lado que é utilizado para prender a broca no mandril da furadeira) até conseguir um bom paralelismo e do outro lado (lado usado para furar) passe no esmeril para tirar o ângulo de corte, que também deverá ficar paralelo. Uma dica para se conseguir um bom paralelismo é você ir virando a broca com os dedos, durante o processo de esmerilhar, cuidado com as mãos e utilize óculos de segurança.

Para utilizar o estampo, coloque o mesmo em cima de uma superfície bem resistente e sólida, coloque a tira cobreada na fenda, LADO DO COBRE PARA BAIXO, coloque o punção (broca) com a parte lisa e esmerilhada (voltada para baixo) no furo de cima e bata firme com um martelo. Você não vai acreditar na qualidade do estampo.

Tudo muito simples e rápido, meu estampo ficou pronto em menos de 1 hora , sem dificuldades e sem precisar de ferramentas especiais.

Tenho feito o estampo de ilhas com vários tipos de placas cobreadas, sendo que o acabamento é ótimo, principalmente com as placas cobreadas de fibra de vidro.